Simp

Está aqui

Procedimentos, pelos profissionais de saúde, nos casos de atendimento em que haja suspeita de serem vítimas do crime de violência doméstica

14 jun 2022
Procedimentos, pelos profissionais de saúde, nos casos de atendimento em que haja suspeita de serem vítimas do crime de violência doméstica

No passado dia 24 de maio, o Magistrado do Ministério Público Coordenador da comarca de Vila Real, Dr. Rui Miguel Morais Botelho Vieira, participou, no auditório da Unidade Hospitalar de Vila Real do CHTMAD, numa ação de sensibilização sobre os procedimentos a efetuar pelos profissionais de saúde em caso de atendimento de utentes em que haja suspeita de serem vítimas do crime de violência doméstica.

Esta ação contou com a presença do Magistrado do Ministério Público Coordenador da comarca de Vila Real, da Sr.ª Presidente do Conselho de Administração do CHTMAD, Dr.ª Rita Castanheira; da Diretora Clínica do CHTMAD, Dr.ª Paula Vaz Marques; do Diretor dos Serviços de Clínica e Patologia Forenses da Delegação do Norte, Dr. Francisco Taveira; do Coordenador do Gabinete Médico-Legal e Forense do Douro (Vila Real), Dr. Rui Almeida; da Coordenadora da Unidade Funcional de Patologia Forense da Delegação do Norte, Dr.ª Patrícia Jardim e com a Diretora do Serviço Jurídico do CHTMAD, Dr.ª Olímpia Vinhas.

Esta iniciativa dirigida aos profissionais de saúde do CHTMAD, abordou questões processuais e legais, nomeadamente a articulação entre os cuidadores de saúde, o Ministério Público, os órgãos de polícia criminal e o Instituto Nacional de Medicina Legal.